O Gato leu: Os Trabalhos de Hércules

Os Trabalhos de Hércules – Agatha Christie
Editora: L&PM Pocket
Ano: 2013
Páginas: 420
Compre: Amazon

Antes de defender o TCC eu peguei Os Trabalhos de Hércules para ler. Já faz um tempinho desde que terminei, mas só agora tive chance de postar a resenha.

Os Trabalhos de Hércules - agatha

Esse livro me agradou muito pois, para quem não sabe, tenho um certo interesse por Mitologia.

Nesse livro, o engenhoso detetive belga Hercule Poirot está prestes a se aposentar, porém, tem ciência de que é difícil se afastar desse mundo de enigmas e casos fascinantes. Ele aceita o desafio proposto por um amigo: ter somente mais doze casos pela frente. Os Doze Trabalhos de Hércules, numa alusão ao destemido guerreiro que se livrou de terríveis monstros.

“O dr. Burton abriu um grande sorriso.

– A coisa é assim mesmo. Só um ou dois casos, só um caso a mais, e assim por diante. Será como o concerto de despedida da prima-dona, Poirot! Sempre há mais um.

Ele deu uma risadinha e ergueu-se sem pressa. Fazia lembrar um simpático gnomo de cabelos brancos.

– Os seus não são os trabalhos de Hercules – ele disse. – São trabalhos de amor. Você verá se não estou certo. Aposto que daqui a doze meses você ainda estará aqui […].” (Pág. 11)

Poirot só aceitou então casos que as pessoas desprezavam, investigou sequestro de cachorro, término de noivado, marido com ciúmes da esposa, entre outras coisas. A banalidade do crime, uma vez resolvido pelo detetive, mostrava então, sua profundidade.

“[…] Sabe, sr. Poirot, tudo isso… tudo isso me tirou dos eixos, e eu senti que tomar um pouco de dinheiro dessas pessoas, que de fato não sentiriam a falta dele  e não o adquiriam de uma forma honesta… bom, não me parecia errado mesmo.” (Pág. 38)

No final do livro, vemos que inveja, pobreza, doença e desprezo eram alguns dos panos de fundo mais comuns nos doze crimes resolvidos. A cólera humana. Pela dedução de Poirot, a observação de Agatha Christie dos costumes da época, que mesmo hoje, ainda parecem tão próximos.

Siga nas redes sociais!

Facebook  ✚ Instagram ✚ Twitter ✚ Google +  ✚ Pinterest ✚ Youtube ✚ Skoob

Comente!

%d blogueiros gostam disto: