O Light Painting e a Aura das Àrvores de Evna Moura

Com certeza, a maioria das pessoas que tem interesse por fotografia já ouviu falar de Light Painting, técnica na qual, através de uma longa exposição se obtém o registro do movimento de uma origem luminosa. A pintura de luz permite  composições de desenhos definidos, riscos e formas.

Fotos: Evna Moura

A técnica existe a cerca de 60 anos e tem se popularizado principalmente graças às câmeras digitais. Há dois tipos de Light Painting, aquele que mira a iluminação direto para a câmera com o objetivo de formar desenhos, e aquele em que se ilumina partes selecionadas da cena a ser fotografada, destacando detalhes do assunto.

É possível extrair algo sensível dessa brincadeira técnica. A experimentação artística possibilitou a realização de trabalhos como da artista paraense Evna Moura. Ela elaborou uma série de imagens através da utilização de materiais orgânicos e tecnológicos.

Confira!

“A aura das Árvores”

// Tríptico – UMA EXPERIÊNCIA FOTOGRÁFICA ATRAVÉS DA PINTURA COM LUZ

Com uma carga visual, utilizo-me da técnica chamada “Light Painting” para desenhar em árvores – com diversas possibilidades imaginárias – dando-lhes personalidade; deixando a vista suas almas, vestindo-as; ampliando a imaginação do espectador e criando uma alegoria existente.

Apreendo e exploro o uso desta técnica para controlar essas luzes. Em um ambiente escuro e com uma câmera que tenha um modo de captura longo, fixo-a, disparo a foto e utilizo uma fonte de luz para “desenhar” qualquer forma que imaginar, com: lanternas e objetos que emitem luz. Seria a iluminação de sua personalidade natural – o patrimônio natural é um fator indispensável neste processo de criação e preservação desses bens, assim como no fortalecimento dos sentimentos de identidade e cidadania.

O que parece ter motivado esse projeto, antes de tudo, e que se deduz na seleção final de suas imagens, é a carga pictórica que se pode encontrar num local, em qualquer local, se houver a quem as contemple e dotá-las de um equilíbrio visual. Pode ser uma árvore de uma praça, à beira de um rio ou num quintal abandonado. Cada uma destas terá sua “aura”, dotadas como indivíduos diferentes com suas personalidades e vestimentas. Nas áreas iluminadas das imagens – há uma tensão temporal entre a fonte de luz e as figuras.Utilizo-me de formas sensíveis a arte e ao conhecimento tecnológico, sobre o meu aparelho (câmera) e objetos luminosos (lanternas e brinquedos) para trazer estas imagens para o ambiente em que estamos inseridos: o ambiente amazônico.

A única chance de utilizar-me desta troca é conhecer a natureza, um entendimento fortuito para um entendimento social. Sob forma de política/ estética/ objeto e fundamento artístico/obra – criando pinturas temporárias – há uma tensão temporal entre a fonte de luz e a figura. Estabelecendo o encontro entre tecnologia e natureza. Levantando questões de aproximação e convivência num mundo contemporâneo, tendo-se isto como uma realidade. A fotografia amplia o seu potencial imagético e seus significados conceituais – em estruturas orgânicas.

Gostou? Então acompanhe o trabalho da Evna pelo site dela.

Siga nas redes sociais!

Facebook  ✚ Instagram ✚ Twitter Pinterest Skoob

Comente!

%d blogueiros gostam disto: