O Gato foi: Exposição “Entreato da luz” de Luiz Braga

Tem fotógrafos que se acomodam. Consagrados, eles ganham dinheiro com a venda de suas obras, palestras, cursos e etc. Porém, parece que toda a foto nova que fazem nós já vimos. O trabalho deles dá a impressão que parou no tempo. E eles também.

Com Luiz Braga isso não aconteceu.

Entreato da Luz

O fotógrafo paraense é premiado e tem suas fotos como parte de grandes acervos nacionais e internacionais. Braga tem um trabalho diverso. Seu domínio da luz e da cor possibilitou uma nova abordagem da visualidade amazônica, passando longe dos estereótipos aos quais já estamos acostumados.

Sua obra se confunde com sua vida: momentos em que fotografava compulsivamente; em que se sobressaiu mais a cor; o preto e branco; os Nightvisions e agora na mostra Entreato da luz que está em exposição no Espaço Cultural Casa das 11 Janelas.Ele se lançou ao novo, seja na forma de expor com o tríptico “Menina e carvão” ou na “Banhista de Outeiro” que permanece no Museu, mesmo quando sua foto já foi retirada da parede. A imagem de Dauana Parente, modelo para a série de fotos, mostra a marca da imagem não só como obra, mas como parte da vida de Luiz.

A violência o expulsou da cidade e ele foi buscar refugio em lugares como o quilombo do Pau Furado, em Salvaterra, no Marajó, onde encontrou os reais contornos da luz na afetividade das pessoas.

Ele poderia ter parado, ter feito mais do mesmo e seguir assim. Mas não fez. Luiz Braga se lançou ao novo e vem realizando trabalhos de acordo com suas inquietações pessoais.

Tive a experiência de ir visitar a exposição duas vezes, em ambas o artista guiou o grupo em que eu estava. Ouvir o próprio Luiz falar sobre o seu trabalho, ainda mais naquela exposição totalmente ousada foi incrível. A sensibilidade do trabalho só é mais reforçada ainda depois disso.

Visitem! A exposição “Entreato da Luz” segue aberta até domingo (29), no Espaço Cultural Casa das 11 Janelas, das 10 às 22h. A entrada é franca.

Siga nas redes sociais!

Facebook  ✚ Instagram ✚ Twitter ✚ Google +  ✚ Pinterest ✚ Youtube ✚ Skoob

2 comentários sobre “O Gato foi: Exposição “Entreato da luz” de Luiz Braga

  1. Luiz disse:

    Cara Debb, muito bom ver seu texto refletindo sobre a exposição. Muito obrigado por fazer o trabalho que infelizmente deixou de ser feito na nossa mídia tradicional. Abraço! Luiz Braga

Comente!